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NA CARONA DA MATEMÁTICA



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PLANO DE AULA DE JOGOS MATEMATICOS

 

 

 

Professor:

 

Objetivo:

exercitar o raciocínio lógico

Público alvo:

8º ano, alunos com idade entre 13 e 17 anos

Conteúdo:

Jogo o quadrado mágico

Procedimento metodológico:

Distribuir folhas impressas com um quadrado onde eles somando linhas, colunas e diagonais, usarão números de 1 a 9 sem repeti-los chegarão ao número 15.

Materiais:

Folha de sulfite, caneta.

Avaliação:

O professor alcançou o objetivo e conquistou a participação do aluno.

 

Professor:

 

Objetivo:

exercitar a multiplicação através de um jogo com cartas.

Público alvo:

7º ano, alunos com idade entre 12 e 16 anos

Conteúdo:

Jogo com cartas envolvendo multiplicação.

Procedimento metodológico:

Distribuir um baralho entre 2 alunos e pedir que joguem simultaneamente, ganha quem multiplicar as cartas primeiro.

Materiais:

Baralho.

Avaliação:

O professor constatou que os alunos não sabem a tabuada.

 

 

Professor:

 

Objetivo:

Identificar as três dimensões da geometria, que são comprimento, largura e altura.

Público alvo:

7º ano, alunos com idade entre 12 e 16 anos

Conteúdo:

Sólidos geométricos

Procedimento metodológico:

Todos os alunos deverão trazer objetos recicláveis e construir o cone, o cubo, o cilindro, o prisma e o bloco retangular.

Materiais:

Caixas de sapato, caixa de creme dental, chapéu de aniversário, latas de óleo e de refrigerantes e rolo de papel alumínio.

Avaliação:

Foi proporcionado ao aluno a manipulação individual e o conhecimento dos materiais.

 

 

 

 

Professor:

 

Objetivo:

Mostrar os resultados de uma potenciação de base 2 a partir da dobradura de folha de sulfite.

Público alvo:

6º e 7º ano, alunos com idade entre 11 e 15 anos

Conteúdo:

Potenciação de base 2.

Procedimento metodológico:

Distribuir folhas de papel sulfite, onde o aluno compreendera que se não dobrar a folha terá uma figura, ao dobrá-la uma vez terá duas e ao continuar dobrando verá todas as regras de potenciação em suas mãos.

Materiais:

Folha de papel A4.

Avaliação:

Os alunos conseguiram relacionar o conteúdo com o jogo.

 

 

 

 

Objetivo:

Ampliar o conhecimento sobre aspecto já trabalhado.

Conteúdo:

Multiplicação de números inteiros.

Procedimento metodológico:

Haverá o sorteio entre os alunos para ver quem começa, o jogo se dará ao ser lançado o dado confeccionado que conterá números positivos e negativos, o aluno se deslocará segundo o que for sorteado, para frente se positivo e para trás se negativo, ganha quem chegar primeiro ao chocolate.

Avaliação:

A professora avaliou a participação e o interesse dos alunos e teve o resultado esperado.