Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

NA CARONA DA MATEMÁTICA



Total de visitas: 611162
BIOGRAFIA EULLER

 

  Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Licenciatura em Matemática – EAD

Disciplina: história da matemática

Professora: Rosemeire Batistela

Pólo: Euclides da Cunha                G: 6

                              Aluna: Elizângela Modesto da Silva, Adailton Alves de Souza,Cleber Soares de Oliveira.

                                            

 

 

TRABALHO DE HISTÒRIA DA MATEMÀTICA
BIOGRAFIA DE
Leonhard Euler

 

 

 

 

 

TRABALHO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

BIOGRAFIA  LEONHARD EULER

Leonard Euller nasceu a 15 de abril no ano de 1707, em Basiléia, Suiça, sendo seu pai Paul Euller ministro protestante, casado, sua mãe Margaret Brucker. Paul, Teólogo estudou na Universidade de Basiléia e aprendeu Matemática com Jean Bernoulli  entre 1667-1748.

Com um ano de idade, seus pais se mudaram para Riehen, perto da Basiléia, onde Euller cresceu. As aulas que seu pai lhe dava foram decisivas no  seu fascínio pela matemática. Quando chegou a época  de ir para a escola seus pais o enviaram para a Basiléia, para casa de sua avó materna. Aprendendo pouquíssima Matemática na escola, estudou por si próprio  diversos livros ás escondidas.

Paul Euller, desejando para Leonhard seu filho a carreira de teólogo e o colocou na Universidade de Basiléia  em 1720, na idade de 14 anos, sendo este o primeiro passo para ter uma instrução geral para depois se empenhar em estudos mais avançados.

“....Cedo surgiu-me a oportunidade de conhecer Jean Bernoulli... sendo este famoso professor.   Ele por ser muito atarefado recusou-se a dar -me lições particulares, mas encorajou-me e aconselhou-me a estudar livros de matemática difíceis em caso de  dúvidas e obstáculos poderia visitá-lo todas as tardes de domingo e ele explicar-me-ia tudo aquilo                 que  não conseguia entender.” (citado  em www-gap.dcs.stand.ac.uk==history=mathematicians@Euler.html).

No ano de 1723, tornou-se Mestre em Filosofia. Seguindo os desejos de seu pai começou estudando Teologia mais não despertava grande entusiasmo como  a matemática. Com o auxílio de Jean Bernoulli convenceu seus pai a mudar a diretiva para o curso de matemática.

Sendo aluno de Matemática de  Jean Bernoulli e amigo de seus filhos Nicolau e Daniel recebeu também instrução em Teologia,  Medicina,  Astronomia,  Física,  Línguas Orientais e com uma instrução bastante ampla, pois estudou além de Mem 1726 terminando os estudos na Universidade de Basiléia.

No ano seguinte  foi nomeado para o Grande Premio  da Academia de Paris  com um trabalho sobre os mastros de navios,  ficando em segundo  lugar por ser tão jovem e com isto recebeu grande incentivo para o desenvolvimento de todos os seus estudos.

Em 1727 afastou=se da Universidade de Basiléia em virtude da sua não aceitação. Em 1730, com a Academia já em condições aceitáveis retornou como professor de  Física   afastando-se da Marinha onde já ocupava o posto de Tenente. Em 1733 aos 26 anos de idade tomou o lugar de Daniel Bernoulli sendo já o principal matemático da Universidade. Com o orçamento equilibrado aprofundou-se mais no estudo da matemática e também constitui família casando a 7 de janeiro de 1734 e tendo 13 filhos com  KatharinGsell  mais somente 5 sobreviveram.

Em 1735 mesmo perdendo a visão do olho direito suas pesquisas continuaram. Em 19 de junho de 1741 chegou a Berlin deixando S. Petersburgo assumindo o cargo de diretor do departamento de Matemática. “A rainha mãe”  recebeu-o na corte e lhe perguntou porque o distinto acadêmico era tão tímido ao que ele lhe respondeu  “Madame, é que chego a um  país que quando alguém fala outro venera” )citado por OXConnor e Robertson em WWW.gap.des.st;;amd;ac;il]history&Matematicians)Euller.html.(.

Na Academia das Ciências de Paris conquistou reputação internacional e recebeu menção honrosa bem como prêmios em concursos.  Voltou para Rússia em 1766  onde Frederico  *o Grande * convidou  Euller para a Academia de Berlin  onde passou 25 anos.

Fez importantes descobertas nos cálculos matemáticos e grafos, inclusive no campo da matemática moderna em terminologia e notação, função matemática, logaritmos, números negativos ,  definição de expoentes, como usamos hoje. Trabalhou com d*Alembert sempre no mesmo sentido e tendo os mesmos interesses. Tanto Fermat como Euller sentiram-se bastante interessados pela teoria dos números escrevendo cartas e arquivos  sobre vários aspectos. Entre elas encontram + se as conjecturas apresentadas por Fermat, que foram derrubadas por Euller. Duas dessas conjecturas foram:

  • Os números da forma 22n + 1 são sempre primos:
  • Se p é primo  e a um número inteiro, então AP- a é sempre divisível por p.

 

A primeira derrubada foi em 1732 com o seu domínio da computação, evidenciando que 225+ 1=4294967297 é factorizável em 6700417*641.  Errou também Euller cujo erro só foi descoberto  02 séculos depois em 1966 com o auxilio de um computador.

Sobre o Teorema de Fermat demonstrou uma afirmação mais geral, que veio a chamar-se Função de Euller. Mas contrariando o esperado não foi capaz de demonstrar o Último Teorema de Fermat, embora  provasse a impossibilidade de soluções inteiras de xn  + yn = Zn para n=3.

Euller também provou que todos os números  pares são da formula de Euclides   2N-1(2N-1),  e 2N-1 é primo. Uma questão  levantada por Euller e Goldbach e que se existe ou não número impar perfeito através da correspondência, ou seja  até hoje sem resposta.

Estamos falando do maior escritor de matemática  conhecido até hoje, um dos mais políticos, e calcula+se  que toda sua obra  reunida seria em torno de 60 e 80 volumes.  N a nota de 10 Francos suíços e selos postais foram incluídos sua imagem. Foi  também homenageado pela Igreja Luterana  em seu  calendário de 24 de maio pois ele era devoto cristão e crente na nerrância bíblica.

Em 1771 quando velho e doente, sua casa foi destruída num incêndio, salvou apenas seus manuscritos.  Foi operado neste mesmo ano de cataratas,  retribuindo=lhe  a visão  por um período de tempo breve, e ao que parece, Euller  não tomando os cuidados devidos ficou completamente cego. Perdeu sua mulher de 40 anos em 1773 e na Rússia passou os anos finais de sua vida  sob a proteção de Catarina a Grande.  Euller não  obteve suas conquistas sozinho  e contou com a ajuda valorosa de dois de seus filhos sendo Johann Albrecht Euller que o seguia e Christoph Euller, que estava na carreira militar, e também dois membros da Academia, A.J.Lexell e o Jovem matemático  N.Fuss,  esposo de sua neta.

Passou os dezessete últimos anos de sua vida cegos, mas o fluxo de suas descobertas e publicações não diminuiu ensinando a seus filhos, ditando e escrevendo em grandes quadros negros.  Aos 76 anos morreu Euller precisamente em 18 de setembro de 1783 e com uma mente poderosa. Faleceu tomando chá com um de seus netos em São Petersburgo  ocorrendo com ele acidente vascular cerebral.   Em foi enterrado no Mosteiro Alexander Nevsky.

Leiam Euller, ele é o mestre de todos nós.

Pierre=Simon Laplace          

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euler/biografia.htm

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_3374.html

http://matematica-na-veia.blogspot.com/2007/10/biografia-de-leonhard-euller.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonhard_Euler